A médica infectologista, assessora técnica do Comitê de Contingência do Sistema Unimed-RS – Covid e professora da faculdade de Medicina da UNISC, Cristiane Pimentel Hernandes, deu uma verdadeira aula sobre prevenção à pandemia do novo coronavírus à comunidade escolar gaúcha nesta quinta-feira, 24, em atividade alusiva ao nono aniversário do Programa CIPAVE+ (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar).
Realizado de modo virtual, o evento organizado pela secretaria estadual de Educação em parceria com a Unimed/RS, por meio do Instituto Unimed/RS, trouxe informações atualizadas, claras e responsáveis sobre a covid-19.
Além de apresentar breve histórico sobre o que se sabe a respeito do início da pandemia, explicar quais são as variantes conhecidas e os riscos de transmissão, classificar o teste de PCR como sendo o ideal e o momento certo para fazê-lo (entre o terceiro e o quinto dias do começo dos sintomas), a especialista também abordou tratamentos e modos de prevenção, enfatizando a importância de que as pessoas completem o esquema vacinal, sem deixar de lado os demais cuidados. “A imunização é determinante, mas sozinha não vai conter a pandemia. Ainda é preciso usar a máscara, respeitar o distanciamento social e obedecer aos protocolos sanitários’, pontuou.
Cristiane Pimentel Hernandes ainda trouxe exemplos bem sucedidos de combate à pandemia ao redor do mundo e chamou a atenção para o que os cientistas classificam como ‘covid longa’, ‘ou síndrome pós-covid’, informando que estão em curso estudos analisando casos de pacientes que apresentam sintomas como cansaço, tosses secas, dificuldade de atenção e perda de memória por até 12 semanas depois de contraírem a doença na sua forma moderada ou grave.
Aos educadores e pais, ela também manifestou posição favorável ao retorno das crianças às salas de aula, considerando que o Brasil está enfrentando a pandemia há um ano e meio, sem que haja previsão de término da doença. “Ficar em casa pode trazer prejuízo maior às crianças em idade escolar. Com respeito aos protocolos, não será na sala de aula que teremos novas ondas da doença”, pontuou a médica, que tem suas duas filhas frequentando o colégio.
A atividade contou com a presença da secretária estadual adjunta de Educação, Stefani Eskereski; da coordenadora do CIPAVE, Maria Luisa Giacobbo; e do diretor de Sustentabilidade do Sistema Unimed/RS e diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf.
A live completa pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/watch?v=51EP8YWoOjI
Saiba mais
Veja o que a médica infectologista Cristiane Pimentel Hernandes disse que a ciência já sabe comprovadamente sobre a covid-19:
# Entre 10% e 20% dos indivíduos, em regra os sintomáticos ou pré-sintomáticos, podem ser responsáveis por 80% da transmissão;
# Idade avançada, sexo (masculino) e comorbidades, como pressão alta, diabetes e obesidade, têm grande impacto na gravidade e mortalidade;
# Crianças geralmente apresentam doença leve, e raramente podem desenvolver uma síndrome respiratória multissistêmica;
# Complicações vasculares e tromboses inflamatórias são frequentemente encontras em infecções graves;
# Os índices de mortalidade são de 2,3%.