Evento promovido numa parceria entre o Instituto Unimed/RS e as Diretorias de Sustentabilidade e Financeira também homenageou o Dia do Médico
Transformar dados em inteligência, auxiliando no planejamento e, fundamentalmente, na tomada de decisões e obtenção de resultados é um dos atributos centrais da Inteligência Competitiva (IC), conforme revelou o consultor em estratégia empresarial, escritor e palestrante Dernizo Pagnoncelli durante Café Virtual realizado nesta sexta-feira, 16, numa parceria entre o Instituto Unimed/RS e as Diretorias de Sustentabilidade e Financeira do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS.
A atividade, que teve como mote central o tema ‘Inteligência Competitiva’, foi aberta pelo presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, que destacou o caráter virtual e inédito do já tradicional Café com Política – proposta pioneira no cooperativismo brasileiro. Segundo May, a capacidade de se adaptar aos novos tempos e antecipar tendências é uma das marcas da Unimed e, igualmente, um dos traços mais valiosos da IC.
O raciocínio foi endossado por Pagnoncelli que, durante a palestra, explicou que a Inteligência Competitiva, também chamada de análise competitiva, deve ser encarada como um processo sistemático (continuado) e ético de coleta de dados, análise e disseminação de informações para auxiliar o gestor em seu processo decisório, permitindo antecipar oportunidades e ameaças, proporcionando subsídios para a competitividade, sem esquecer de olhar, ainda, os movimentos do mercado e da própria concorrência.
Ao final do painel, os diretores de Sustentabilidade, Alcides Mandelli Stumpf (que também é diretor administrativo do Instituto Unimed/RS) e Financeiro, Gerson Reis da Silva, responsáveis por esta edição do Café Virtual, que também homenageou o Dia do Médico comemorado em 18 de outubro, abriram a atividade perguntas, agradecerem a participação de Dernizo Pagnoncelli e dos cerca de 80 participantes, além de projetarem as próximas atividades do Sistema ligadas à gestão, planejamento, saúde e cooperativismo.
Saiba mais
Entre as áreas da empresa que dialogam mais perto com a IC estão, segundo Pagnoncelli, planejamento, marketing, comunicação, compras, RH, financeiro, produção e relações com stakeholders.