Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS entrega restauro da obra Homens e Touros, de Xico Stockinger.

Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS entrega restauro da obra Homens e Touros, de Xico Stockinger.

Evento aberto ao público acontece na próxima terça-feira, 13, na Praça Dom Sebastião, em Porto Alegre.

O Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS entrega nesta terça-feira, 13, às 14h, mais um presente à capital dos gaúchos, no ano em que Porto Alegre comemora seu 250º aniversário. Trata-se do restauro da icônica obra “Homens e Touros”, de autoria do artista Xico Stockinger, localizada na Praça Dom Sebastião. A ação viabilizada pelo Instituto Unimed/RS, com patrocínio da Unimed Central de Serviços-RS, tem financiamento estadual via Lei de Incentivo à Cultura.

Conforme o presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, o apoio à execução do projeto reforça o compromisso da Unimed com a comunidade, a exemplo do patrocínio ao livro “As Esculturas Públicas de Porto Alegre”, lançado recentemente. “O restauro de uma das mais expressivas obras de Xico Stockinger recupera e devolve a Porto Alegre um monumento símbolo da cidade, de autoria de um dos artistas mais brilhantes de nosso estado”, destaca o dirigente para quem Stockinger retrata, em sua obra de ferro, toda a força de seus personagens.

Antes da cerimônia, que será gratuita e aberta ao público, devendo reunir lideranças da Unimed, autoridades, comunidade e imprensa, haverá uma aula pública para aproximar a população das esculturas, em que serão abordados temas como a história do monumento, os motivos da degradação e as formas de manutenção e restauração.

A obra

Encomendada pela prefeitura de Porto Alegre na década de 1970 com intuito de dar sentido à estrutura de concreto do respiradouro do Túnel da Conceição, na Praça Dom Sebastião, às margens da Avenida Independência, a obra conta com quatro placas de aço, com perfis de figuras humanas e animais vazados. Os painéis foram inaugurados em setembro de 1972 e de lá para cá, já passaram por outros restauros. Na última, em 2015, a prefeitura da capital recuperou a praça e limpou as esculturas.

Atualmente, o monumento apresentava problemas de conservação, principalmente em relação à forte oxidação das placas de aço devido à remoção da pintura protetiva na intervenção anterior. Ao mesmo tempo, tanto a caixa de concreto quanto as placas metálicas apresentavam pichações. Alguns pinos de fixação da chapa de aço na caixa de concreto também se encontravam corroídos.

 

O projeto

Assinado pela restauradora Verônica Di Benedetti, responsável pela revitalização da estátua do Laçador, o projeto teve início em julho deste ano. Para a retirada da oxidação existente, todas as chapas foram limpas com jatos de granalha de aço. Imediatamente após a finalização da limpeza, as chapas foram tratadas com produto anticorrosivo e pintadas com tinta protetiva, para impedir o início de novo processo de corrosão. Toda a superfície da caixa de concreto também foi limpa e pintada com tinta acrílica cor cinza concreto. Os parafusos metálicos corroídos foram substituídos.

 

Você sabia?

A obra “Homens e Touros” foi concebida no mesmo ano de fundação da Unimed Federação/RS – 1972 – sendo que a entidade, ao completar seu cinquentenário, definiu o restauro do monumento como uma de suas principais realizações culturais neste ano de 2022.

Fotos: @diogosallaberry e @bluemindcomunicacao

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO