Seminário do Instituto Unimed/RS discute cooperativismo e agenda 2030

Seminário do Instituto Unimed/RS discute cooperativismo e agenda 2030

Evento abordou a relação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, com as ações e compromissos do Sistema Unimed-RS

A busca pelo desenvolvimento sustentável faz parte da filosofia e princípios cooperativistas. No Sistema Unimed-RS, o entendimento suplanta a teoria e encontra a ação a partir do trabalho do Instituto Unimed/RS, que atua conectado a uma matriz comprometida com uma gestão ética, plural e transparente, preocupada com o meio ambiente e com as relações sociais, interagindo junto às comunidades onde está inserido.
Foi com essa premissa, buscando ampliar, compartilhar e diversificar o alcance de seus projetos e iniciativas, que o Instituto promoveu na terça-feira, 31 de agosto, o Seminário ‘Cooperativismo e Agenda 2030 – Conhecendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)’.
Voltado às Filiais do Instituto e às Singulares da Unimed distribuídas pelo Estado, o encontro on-line apresentou, passo a passo, o alinhamento do Sistema com os ODS – repassando conquistas construídas ao longo dos anos; discutindo, ainda, os desafios que se desenham num cenário de mudanças constantes. Na abertura, o diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, pontuou o significado da atividade, afirmando: “Hoje, o dia é de grande alegria, pois mostra o grau de evolução que alcançamos”.

Agenda 2030

De acordo com o especialista em Responsabilidade Social do Instituto Unimed/RS, Carlos Carrano, a quem coube apresentar um dos painéis do evento, a Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade – indicando 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro dos limites do planeta. “Cada ação do Instituto possui objetivos e metas claras, diretamente relacionadas aos ODS”, frisou Carrano – que lembrou do ingresso do Instituto ao Pacto Global, celebrado em dezembro de 2020, e do trabalho de fortalecimento da cultura ESG (Ambiental, Social e de Governança) no Sistema Unimed. “ESG é um termo cada vez mais usado no mundo dos investimentos para representar fatores ambientais, sociais e de governança, que estão sendo cada vez mais utilizados como critérios de análise, indo além de questões econômico-financeiras. Na prática, a análise de um investimento inclui, além de risco e retorno, a avaliação do impacto que ele causa na sociedade”, completou o especialista.
Num segundo momento do Seminário, as Unimeds Vale do Sinos e Nordeste apresentaram cases relacionados à inserção dos ODS, e do Pacto Global, nas respectivas Singulares, trazendo ações que dialogam, entre outros, com saúde e bem-estar (ODS 3); igualdade de gênero (5); trabalho e crescimento econômico (8); e consumo e produtos responsáveis (12).


Algumas ações

Entre os projetos já desenvolvidos pelo Instituto Unimed/RS relacionados aos ODS estão o Prato Cheio (ODS 2 e 3) – destinado à segurança alimentar; Viver Bem na Escola (ODS 3 e 4) – voltado a questões de saúde, bem-estar e educação de qualidade; Doador Fiel (3 e 17) – atuação com foco no fortalecimento da doação regular de sangue, primando por parcerias; Eu Ajudo na Lata (11 e 12) – visando a redução do impacto ambiental, via gestão de resíduos; além do Dia de Cooperar (ligado aos 17 ODS); e Fórum Regional Unimed/RS (ODS 10, 16 e 17).

Você sabia?

Entre os benefícios da incorporação dos ODS estão:
# Conexão de estratégias de negócios com prioridades globais;
# Valorização da sustentabilidade corporativa;
# Fortalecimento do compromisso com clientes e funcionários;
# Aumento da visibilidade da cooperativa por meio de uma linguagem comum;
# Utilização da Agenda 2030 como ferramenta de planejamento.

 

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO