Seminário de Sustentabilidade do Instituto Unimed/RS discute Hospitais Sustentáveis

Seminário de Sustentabilidade do Instituto Unimed/RS discute Hospitais Sustentáveis

Evento realizado em parceria com a Bah! Negócios reuniu especialistas em ESG e dirigentes da Santa Casa de Porto Alegre, e do HCOR, de São Paulo

Por Salus Loch

Algumas das principais instituições relacionadas à área da saúde do país – Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre, e o Hospital do Coração (HCOR)/Associação Beneficente Síria, de São Paulo – estiveram reunidas na manhã de quarta-feira, 7 de dezembro, participando do tradicional Seminário de Sustentabilidade promovido pelo Instituto Unimed/RS.


Com o tema “Sustentabilidade para o futuro”, o encontro realizado no formato digital propiciou importante troca de experiências, apresentando cases de sucesso das organizações sob a ótica da Sustentabilidade e da matriz ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês) em afinidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e do Pacto Global.

Aberto pelo diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, as interações foram mediadas pela Bah! Negócios.  
O primeiro painel, com a participação de Stumpf e do especialista em ESG e Suplay Chain, Iuri Gravonski, discutiu “Sustentabilidade como Base para o futuro”. Na ocasião, Gravonski pontuou a evolução do conceito de Sustentabilidade e ESG ao longo do tempo, enquanto o dirigente da Unimed estabeleceu marcos, realizações e avanços do Sistema em sua caminhada em prol de boas práticas de governança ambiental, corporativa e social, citando como exemplo, entre outros, ações de destinação correta de resíduos, o estabelecimento do relatório GRI nas 27 Singulares da Unimed e o Programa Doador Fiel.


Cases de sucesso 

O segundo painel, “Hospitais Sustentáveis”, teve a presença do diretor médico e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Porto Alegre, Antonio Nocchi Kalil, e do superintendente médico do HCOR, Gabriel Dalla Rosa. Entre os pontos altos, Kalil, ao lembrar da história da Santa Casa, chamou a atenção para o fato de que o complexo é o que mais atende pacientes pelo SUS no estado, tendo entre seus atributos, sob o prisma da sustentabilidade, ações de gestão ambiental como o uso da energia fotovoltaica, a Central de Transformação (capaz de processar resíduos biológicos e plásticos invisíveis, transformando-os em energia) e o projeto Bumerangue (pelo qual, papéis e papelões destinados a reciclagem retornam à instituição na forma de papel higiênico e os plásticos como sacos de lixo).

Já Dalla Rosa, do HCOR, deu ênfase às ações sociais da instituição, listando os 25 projetos desenvolvidos em parceria com o ministério da Saúde, alcançando quase 200 municípios do país. As iniciativas levam em conta quatro eixos (assistencial, ensino, pesquisa e inovação). Na área da capacitação assistencial, ganha relevo o projeto de Tele UTI. O painel também teve participação de Alcides Stumpf, que frisou a parceria de longa data com a Santa Casa, abrindo as portas para uma aproximação com o HCOR. Ele também parabenizou ambas as instituições pelas ações desenvolvidas. O Seminário encerrou com chave de ouro as atividades do Comitê de Sustentabilidade da Unimed em 2022.

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO