Com o tema “Sustentabilidade na saúde x Segurança do paciente”, Fórum Regional do Instituto Unimed/RS realiza encontro presencial na Unimed Missões/RS
Não há como falar em sustentabilidade na saúde sem falar em segurança do paciente. A afirmação é do médico cirurgião do aparelho digestivo, doutor em Ciência da Saúde e CEO da plataforma SAFETY4ME, Salvador Gullo Neto, que participa nesta quinta-feira, 13 de outubro, às 17h, do Fórum Regional do Instituto Unimed/RS, a ser realizado em caráter presencial na Unimed Missões/RS, em Santo Ângelo.
Durante o encontro, Salvador, que veio direto de San Diego, nos EUA, onde reside atualmente, deve apresentar informações, números e experiências, chamando a atenção para o fato de que hoje existe um entendimento diferente e mais amplo sobre segurança do paciente. “Erros e falhas assistenciais podem ser evitadas através de protocolos e processos simples”, antecipa. Segundo o especialista, os custos mensais com os chamados eventos adversos (entendidos, conforme a OMS, como eventos ou circunstâncias que resultam em dano desnecessário ao paciente) têm impacto importante na sinistralidade das operadoras, e precisam ser atacados; seja pelo viés humano, do resultado assistencial, seja pela sustentabilidade das instituições.
A atividade organizada pelo Instituto Unimed/RS e pela Unimed Missões/RS, presidida por Roberto Belinasso, tem o apoio da Unimed Federação/RS.




