Reunião do Comitê de Sustentabilidade marca 14º aniversário do Instituto Unimed/RS

Reunião do Comitê de Sustentabilidade marca 14º aniversário do Instituto Unimed/RS

Em 2021, entidade reforçará ações sociais voltadas ao combate à fome, potencializada pelos efeitos da pandemia

O 14o aniversário do Instituto Unimed/RS foi marcado, nesta quarta-feira, 14, pela realização da primeira reunião do ano do Comitê de Sustentabilidade, com a participação de Singulares e Filiais de todo o Rio Grande do Sul.
Na abertura da atividade, realizada por meio digital, o diretor administrativo do Instituto, Alcides Mandelli Stumpf, pontuou o papel da Unimed-RS em meio à pandemia – destacando que o Instituto, braço social do Sistema, reforçará, em 2021, ações próprias ou em parcerias voltadas à sustentabilidade com foco na arrecadação de alimentos visando minimizar a fome das populações mais vulneráveis do Estado atingidas pelo novo coronavírus.
Em seguida, foi realizada a apresentação do Mapa Estratégico da entidade, alinhado à perspectiva ESG (Ambiental, Social e Governança, em português), chamando a atenção para que a cultura ESG, além de trazer impacto positivo e resultados à sociedade é fator importante, também, no balanço das empresas.


Programas estaduais

Um mergulho nos programas estaduais da entidade foi o próximo item na pauta. Atrelados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, do qual o Instituto é signatário, tiveram espaço para divulgação as ações do Programa Doador Fiel, que visa estimular a doação de sangue por voluntários do Sistema; as Campanhas Eu Ajudo na Lata (que conta com a participação de 20 Unimeds) e Tampinha Solidária (9 Unimeds); além do projeto Viver Bem na Escola; Voluntariado Empresarial; e Prato Cheio, que dialoga com a perspectiva da arrecadação de alimentos, numa parceria com o SESC, tendo distribuído, em 2020, mais de 20 toneladas a comunidades carentes gaúchas. Foi apresentado aos presentes, também, o Kit de Sustentabilidade – disponibilizado pelo Instituto às suas Filiais com a perspectiva de unificar a linguagem em temas de interesse comuns.


Cases de sucesso

Ações bem-sucedidas realizadas pela Filiais abrilhantaram a parte final da reunião, com destaque aos resultados obtidos pelo Programa Consultas Sociais, da Unimed Noroeste/RS (envolvendo a Operadora, o Instituto e as entidades beneficiadas); e as duas rodadas do Viver Bem na Escola, promovidas, em 2021, nas Unimeds de Uruguaiana e Planalto Central/RS, tendo como foco discutir a saúde emocional dos educadores, com mais de 2.500 visualizações na soma de ambos os encontros.
O apoio da Federação Unimed/RS, Central de Serviços e do Instituto/RS à Campanha Abril Branco – o câncer em todas as cores, desenvolvida pela ONG Camaleão, também foi apresentado.


Planejamento 2021

O encerramento do encontro foi marcado pela discussão do planejamento do Comitê para 2021, com a exposição das próximas reuniões, metas e frentes de trabalho do Instituto, como o lançamento do Projeto Estadual de Gestão Ambiental.

 

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO