Mantimentos serão direcionados ao Mesa Brasil, que encaminhará a entidades beneficiadas em todo o RS
Com a missão de contribuir para a segurança alimentar e nutricional do maior número possível de gaúchos, especialmente diante do cenário de pandemia, o Instituto Unimed/RS, a partir de Singulares distribuídas no Rio Grande do Sul, e o SESC realizam entre os dias 1º e 30 de abril a Campanha de arrecadação de alimentos Prato Cheio.
A ação beneficiará, por meio do Mesa Brasil, entidades assistenciais que acolhem indivíduos em situação de vulnerabilidade, atuando na redução do desperdício, bem como o desenvolvimento de ações educativas fortalecendo a rede de solidariedade social no Estado e no País.
Saiba mais
Na semana passada, 25/03, representantes do Instituto Unimed/RS se reuniram com diversas Unimeds para alinhar detalhes do processo. Participaram do encontro, também, a coordenadora do Programa Mesa Brasil do SESC RS, Luciana Basile, e a nutricionista Vera Mejolaro.
O diretor administrativo do Instituto, Alcides Mandelli Stumpf, observa que é preciso manter o espírito de solidariedade em alta, assim como foi no início da pandemia, há cerca de um ano. “O agravamento da pandemia tornou anda mais necessário que sigamos olhando para o próximo, reforçando ações solidárias e que, certamente, fazem a diferença na vida de quem mais precisa”, pontua o dirigente.
Clique aqui e veja mais!
Como participar
Quem quiser efetivar doações de alimentos pode procurar a Unimed de sua região. Na Federação/RS, a participação se dará por meio de doação de valores na conta do Instituto.
Institutos parceiros
Além da Federação Unimed/RS, os Institutos VTRP, Erechim, Uruguaiana, Litoral Sul, Vale do Sinos, Pelotas, Planalto Médio, Vale do Caí são parceiros do Prato Cheio.
Sobre o Mesa Brasil
O Mesa Brasil é um programa nacional criado pelo Sesc em 2003 e atua como uma rede de solidariedade que integra doadores, instituições sociais e voluntários visando minimizar as carências alimentares, combater o desperdício de alimentos e melhorar a qualidade nutricional da população atendida.
O Programa está baseado na dinâmica da colheita urbana que garante o escoamento dos alimentos recebidos no menor espaço de tempo. Os gêneros excedentes são doados evitando que alimentos próprios para o consumo, com ou sem valor comercial, sejam jogados no lixo. Estes alimentos são encaminhados às instituições sociais cadastradas e monitoradas sistematicamente.