Depois de implementar a cultura da Sustentabilidade no Sistema Unimed-RS, entidade avança para consolidar a matriz ESG junto ao cooperativismo gaúcho
Salus Loch
Com raízes sólidas firmadas a partir dos princípios cooperativistas, o Instituto Unimed/RS chega ao seu 15o aniversário, nesta quinta-feira, 14 de abril, com um histórico de realizações em diversas áreas, que mesclam ações na saúde, meio ambiente, educação e cultura, gerando impacto positivo à comunidade e mudando, para melhor, a vida das pessoas.
No entanto, se o passado é repleto de conquistas e iniciativas de valor, presente e futuro revelam-se repletos de oportunidades e desafios, para os quais a entidade se mostra pronta.
Constituído como uma Associação com Certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), mantida pela Unimed Federação/RS, o Instituto visa coordenar as ações de responsabilidade socioambiental do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, propondo projetos em nível estadual e assessorando suas 11 Filiadas no desenvolvimento da gestão de responsabilidade socioambiental.
Propósito
Em afinidade com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como signatário do Pacto Global da ONU, o Instituto Unimed/RS tem como propósito consolidar o papel socialmente responsável do Sistema-RS, realizando e, ou, apoiando ações e projetos nas áreas social, cultural, educacional e de pesquisa, no campo da saúde, com foco na sustentabilidade, no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida dos diversos públicos de relacionamento.
Para tanto, estabelece pontes com parceiros das esferas pública e privada, além de manter relação próxima com a Unimed Federação/RS e a Central de Serviços-RS.
Liderança
Presidido por Nilson Luiz May, que também comanda o Sistema Unimed-RS, o Instituto tem como diretor administrativo Alcides Mandelli Stumpf, diretor de Sustentabilidade da Federação/RS.
Novo ciclo
Ao completar 15 anos, a entidade entra em seu terceiro ciclo com a premissa de ser o mais relevante provedor do Rio Grande do Sul de soluções sociais, de meio ambiente e governança, integradas aos aspectos econômicos das cooperativas. “Enquanto os primeiros anos foram marcados pelo associativismo e a realização de cursos de formação e eventos; a partir de 2015 passamos a ter como mote a disseminação da cultura da Sustentabilidade junto ao Sistema-RS, no que fomos bem sucedidos. Agora, seguiremos avançando com a matriz ESG (meio ambiente, social e governança, na sigla em inglês), com olhos à sociedade e, também, ao mercado”, destaca Alcides Mandelli Stumpf.
O raciocínio é reforçado pelo presidente Nilson Luiz May, que vê a história do Instituto apenas começando. “Há 15 anos, a Unimed/RS, que comemora o 50o aniversário em junho de 2022, consolidou seu compromisso social, via criação do Instituto Unimed/RS – que, desde então, atento às necessidades sociais, mais do que gerar valor reputacional à marca, reforça o compromisso da Unimed com a comunidade”, pontua. Para ele, o novo ciclo robustece o papel da instituição.
Projetos e ações
Ao Instituto compete a efetivação de uma série de ações e programas:
Voluntariado Doador Fiel;
Viver Bem na Escola;
Fórum Instituto Unimed/RS (em nível estadual e regionais);
Publicação da Revista Pensar;
Eu Ajudo na Lata;
Tampinha Solidária;
Gerenciamento de Resíduos;
Menos um lixo;
Campanha do Agasalho;
Natal Solidário;
Unimed 60+;
Prato Cheio;
Saúde e Ação;
Café do Instituto;
Circuito Cultural;
Alegra, a Magia do Circo;
Além de iniciativas locais, desenvolvidas por meio de suas Filiais, com o apoio de parceiros e do Instituto.
Filiais do Instituto Unimed/RS
Lajeado; Erechim; Caxias do Sul; Cruz Alta; Uruguaiana; Pelotas; Bagé; Santana do Livramento; Rio Grande; Montenegro; e Ijuí.