Gerenciamento de emoções é tema do Viver Bem na Escola em Erechim

Gerenciamento de emoções é tema do Viver Bem na Escola em Erechim

Primeira live de uma série de três atividades que serão realizadas em parceria envolvendo o Instituto Unimed/RS, Instituto Unimed Erechim e a 15ª CRE teve mais de 1.500 inscritos

Salus Loch

Casos de estresse, ansiedade, insônia e depressão têm sido comuns a boa parte da população em todo o mundo, que precisou mudar seu cotidiano para lidar com a pandemia do novo coronavírus. Professores, estudantes, pais, equipes da limpeza e cozinha, diretores de escolas e demais pessoas ligadas ao ambiente de ensino estão entre os principais afetados pelas restrições impostas pela covid-19.

Atento a este cenário, o Instituto Unimed/RS adaptou, em 2021, o formato de seu Programa ‘Viver Bem na Escola’. A partir da realização de encontros virtuais, a entidade tem promovido painéis que tratam da saúde mental na pandemia, convidando para o debate especialistas no tema e a comunidade escolar gaúcha. Foi assim nas regiões de Uruguaiana, Cruz Alta e, agora, Erechim, que recebeu nesta quinta-feira, 17, a primeira de uma série de três atividades, desenvolvidas numa parceria entre o Instituto Unimed/RS, Instituto Unimed Erechim e a 15a Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Gerenciando emoções

Reunindo mais de 1.500 inscritos, o encontro inaugural do Viver Bem na Escola no Alto Uruguai gaúcho abordou o tema ‘Gerenciamento de Emoções’. Na ocasião, a psicóloga Sandra Munero pontuou, a partir de informações, dicas e reflexões, o que cada um pode fazer para alcançar equilíbrio e harmonia, mesmo diante de momentos de incerteza e dificuldades. Para tanto, a especialista destacou que é necessário saber identificar as emoções, sejam elas positivas ou negativas – permitindo, assim, nomeá-las, lidando de forma efetiva, em cada situação. “Não podemos negar as emoções, pois elas nos comunicam necessidades, frustrações, alegrias. Devemos aceitá-las, olhar com atenção e identificar qual é a emoção que está tomando conta de mim a fim de regulá-la, o que permite passarmos pela situação geradora, dando continuidade de modo equilibrado”, explicou Sandra, para quem a inteligência emocional pode e deve ser desenvolvida. Trazendo à baila os ensinamentos de um dos mais célebres autores do tema, Daniel Goleman, a psicóloga erechinense apresentou quatro elementos fundamentais nesta jornada:

– Adaptabilidade, que é a capacidade de se moldar aos diferentes cenários;
– Agilidade emocional, para não ficar travado diante das dificuldades e desafios;
– Positividade, ou mentalidade de crescimento, que consiste em ver o lado bom das coisas, que pode ser nutrido pelo pensamento (comando) positivo;
– Empatia, habilidade de colocar-se no lugar do outro; podendo ser: empatia cognitiva (que se dá pelo entendimento da forma de pensar do outro); empatia emocional (entendendo o sentimento do outro); ou a preocupação empática (entender o pensamento e o sentimento do outro, também se importando com ele).
Para evoluir na perspectiva do autocontrole emocional, Sandra Munero também elencou possibilidades que vão de trabalhos com a respiração; passando por exercícios físicos regulares, além de respeito aos limites e manter-se motivado, encontrando um propósito para a vida, considerando planos futuros. Em casos mais graves, com evidente desregulação das emoções, todavia, a psicóloga destacou a importância de buscar auxílio profissional.

Repercussões e o que vem por aí

Conforme o diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, a série de eventos online em Erechim deverá trazer importantes benefícios à comunidade escolar do Norte do RS, pensando na qualidade de vida de educadores, dos estudantes e familiares. “A psicóloga Sandra Munero traz com muita propriedade elementos que fortalecem nossas bases emocionais a fim de superarmos momentos de crise. A primeira aula foi excelente, estou ansioso pelos dois próximos painéis’, resume Stumpf.
O raciocínio do dirigente é reforçado pela coordenadora do Instituto Unimed Erechim, Ana Zampieri, e pela coordenadora da 15a CRE, Juliane Bonez, que estabeleceram conjuntamente o cronograma e a temática das palestras. Na próxima quinta-feira, 24, o assunto a ser abordado será “Acessando as virtudes e forças de caráter na busca da saúde integral”; e no dia 29 de junho, “Autocuidado/Autoamor – a saúde começa por aqui!”.

Legenda: Quem quiser conferir a palestra basta acessar o link: https://youtu.be/-D-3srepYWI

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO