Fórum Regional do Instituto Unimed/RS discute sustentabilidade, cooperativismo e futuro

Fórum Regional do Instituto Unimed/RS discute sustentabilidade, cooperativismo e futuro

Fórum Regional do Instituto Unimed/RS discute sustentabilidade, cooperativismo e futuro. Evento, que teve sede virtual em Pelotas, reuniu lideranças do Sistema gaúcho e autoridades locais, marcando os 209 anos do município sulista

“Os negócios continuam sendo a melhor forma de gerar riquezas e inclusão social das pessoas, elevando a sua dignidade, desde que todos tenham oportunidades iguais. Justamente por isso, e considerando os princípios que orientam o cooperativismo, penso que é a hora do ecossistema cooperativo”.
A análise é do presidente do conselho do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Hugo Bethlem, que participou do Fórum Regional do Instituto Unimed/RS, com sede virtual em Pelotas, na quarta-feira, 28. A atividade, que integrou as comemorações dos 209 anos do município sulista, contou com a presença do diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, da presidente da Unimed Pelotas, Rosana van Der Laan, do coordenador regional da Área 2 e presidente da Unimed Santa Maria, Ernani Bülow, além da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e cooperados de diferentes regiões do Estado e do País.

O papel do líder

Hugo Bethlem, especialista em gestão, empreendedorismo e governança – FGV, Oxford e Stanford -, apresentou elementos que apontam a sustentabilidade e a matriz ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na sigla em inglês) como determinantes para garantir resultados de médio e longo prazo às organizações. Para tanto, diz, é preciso a participação de lideranças conscientes, propósitos bem definidos e equipes motivadas. “Líderes conscientes colocam o propósito primeiro, lideram por amor e sempre agem com integridade. Com isso, inovam e criam valores, pensando no impacto de suas ações para o futuro”, resumiu.

De igual modo, Bethlem reforçou que é preciso fazer com todas as pessoas sejam capazes de trabalhar de forma digna e cuidar delas mesmas e de seus entes queridos. “É imperioso reimaginar e redesenhar nosso sistema econômico”, pontuou, chamando a atenção para o fato de que o cooperativismo reúne as condições de capitanear esse processo, especialmente, por garantir a liberdade, defender a democracia e se preocupar em compartilhar os resultados – indo na contramão da concentração de renda.

Governança na raiz do ESG

Ainda segundo Bethlem, é importante destacar que o ESG, na lógica da sustentabilidade, deve ser entendido, primeiro, sob o prisma da governança e gestão – fator que determinará as ações sociais (para dentro e para fora do negócio), bem como a relação da empresa com o meio ambiente. “O segredo do ESG é manter o equilíbrio entre garantir o progresso social, proteger o meio ambiente e gerar resultados econômicos positivos”, completou.


Caminho certo

Conforme o diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli, o painel com Hugo Bethlem mostrou que o Sistema Unimed-RS, sob a liderança do presidente Nilson Liz May, está no caminho certo ao assumir compromisso com a sustentabilidade, atuando nas três esferas do ESG.
Já a presidente da Unimed Pelotas, Rosana Souza Van Der Laan, observou: “O dirigente que não for bom gestor, não terá bons clientes”. Para o coordenador da Área 2 da Unimed, Ernani Bülow, o Fórum Regional reforçou a certeza de que cuidar das pessoas é ir além do próprio ganho, opinião corroborada pela prefeita de Pelotas, que também agradeceu a Unimed pela realização do evento e a parceria em ações de interesse púbico com finalidade social.

Acesse o evento no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=cGUuR5EhZZc 

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO