Emoção marca posse de Neto Fagundes como embaixador do programa Doador Fiel

Emoção marca posse de Neto Fagundes como embaixador do programa Doador Fiel

Ação social liderada pelo Instituto Unimed/RS busca fortalecer a cultura da doação regular de sangue

Salus Loch

Foi com os olhos marejados, revelando um misto de emoção e gratidão, que uma das principais vozes da música tradicionalista gaúcha, o cantor, compositor e apresentador Neto Fagundes, falou mais alto ao ser empossado como embaixador do programa Doador Fiel, do Instituto Unimed/RS, na manhã de quarta-feira, 1 de junho, em solenidade realizada na Casa da Memória Unimed Federação/RS, em Porto Alegre.

A comoção de Neto, justificada pela nobreza e responsabilidade da causa, eis que cabe ao embaixador difundir a importância da doação voluntária de sangue no Estado, foi compartilhada pelos demais presentes, como seu irmão, Ernesto Fagundes, representantes de entidades e empresas parceiras do Doador Fiel, Instituto Unicred e lojas Quero-Quero, além de dirigentes da Federação Unimed/RS – vice-presidentes, Jorge Martines (Integração e Relações Estaduais) e Flávio Vieira (Relações Institucionais); e os diretores Valter Heinz (Administrativo) e Alcides Mandelli Stumpf (Sustentabilidade), responsável pela gestão do Instituto Unimed – a quem coube agradecer a Neto Fagundes pela parceria e o compromisso com o programa, que tem como foco o ser humano, levando esperança e vida às pessoas, por meio da doação de sangue.

Um dos primeiros voluntários do Doador Fiel, o vice-presidente Jorge Martines reforçou o peso de Neto para a ação social da Unimed, garantindo apoio aos projetos e iniciativas a serem desenvolvidas pelo embaixador e a equipe do Instituto a fim de dar mais visibilidade à causa.

Transformando vidas

A fala de Neto durante o ato, finalizada com apresentação musical à capela – interpretando ao lado de Ernesto o jingle da campanha Doador Fiel, bem como trechos da música Origens, de autoria de seu pai Bagre Fagundes e de Antonio Augusto Fagundes – teve início com uma mensagem que resume a essência da ação social da Unimed: é preciso aproveitar cada espaço para agir de forma solidária, “transformando a vida de alguém e a nossa também”.

Conforme o embaixador – que recebeu uma placa alusiva à função e também, ao lado de Ernesto um lenço identificado à causa – a ideia é ampliar as forças em torno da doação de sangue, envolvendo novos atores no processo, alcançando desde os campos de futebol às invernadas artísticas. “Doar sangue é um gesto nobre. As pessoas podem e devem doar, tendo orgulho disso e dizendo que são doadores. Dizendo que se preocupam com a vida “, destacou.

Programa avança

Iniciado em 2013, o programa Doador Fiel nasceu com o objetivo de contribuir com a sociedade em consonância com o 7o princípio do cooperativismo: “Interesse pela comunidade”. Desde então, trabalha por meio de ações de estímulo e conscientização à doação regular de sangue a fim de amenizar os impactos do baixo volume de sangue disponível nas instituições gaúchas. Suas iniciativas são atreladas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Pacto Global da ONU, dialogando com a matriz ESG, que preceitua boas práticas ambientais, sociais e de governança. Conforme a coordenadora dos projetos sociais do Instituto, Marcia Helena Nascimento Alves, 19 Unimeds do RS já aderiram ao programa, contabilizando mais de 900 doações realizadas a partir de 600 voluntários que já beneficiaram 3,8 mil vidas. Edenred, Instituto Unicred e Quero-Quero também são parceiras na iniciativa.

Com a chegada de Neto Fagundes à condição de embaixador, o Instituto prevê importante crescimento nos números.

Representativo

Também prestigiaram a solenidade, encerrada com o making off da gravação de um comercial da ‘Ação Social para Doação de Sangue’, que será exibido em todo o Estado, o presidente da Unicred POA, representando o Instituto Unicred, José César Boeira, o gerente geral de remuneração e bem-estar da Quero-Quero, Anderson Longoni Moreira, além de lideranças do Sistema Unimed-RS.

Espaço para a tietagem

Ao final da atividade, os irmãos Ernesto e Neto Fagundes atenderam aos pedidos da plateia e, por cerca de uma hora, tiraram fotos e conversaram com o público, demonstrando uma das principais marcas da dupla, a atenção e generosidade com amigos e fãs.

Quem é Neto Fagundes

Profissional com 40 anos de carreira, é cantor, compositor, apresentador de televisão e radialista. Na RBS TV, apresenta o Galpão Crioulo, que dividiu com seu tio, Nico, durante anos. Atua também como estrela móvel do Pretinho Básico, programa líder de audiência da rádio Atlântida. Fora dos palcos, apoia inúmeras instituições, como o Instituto do Câncer Infantil.

Veja no vídeo abaixo os momentos deste grande dia:

Crédito: Agência I
Crédito: Agência I
Crédito: Agência I
Crédito: Agência I

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO