Em noite de gala, Programa Doador Fiel recebe troféu Top Cidadania 2022

Em noite de gala, Programa Doador Fiel recebe troféu Top Cidadania 2022

Por Salus Loch

O Programa Doador Fiel, representado pelo diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, acompanhado do diretor Financeiro da Unimed Federação/RS, Gerson Reis da Silva, e do embaixador do Programa, Neto Fagundes, recebeu na noite de quarta-feira, 23 de novembro, o troféu Top Cidadania 2022. A premiação organizada pela ABRH-RS (Associação Brasileira de Recursos Humanos) destacou o impacto positivo gerado pela iniciativa junto à comunidade gaúcha numa noite de gala, que lotou o Grêmio Náutico União. Criado em 2013, o Doador Fiel conta com 1.071 doadores voluntários cadastrados em sua plataforma, tendo viabilizado mais de mil doações, beneficiando cerca de 4 mil pessoas, atendendo às necessidades de hospitais, hemocentros e instituições de saúde no tratamento de pacientes. “A conquista do Top Cidadania dá visibilidade a um Programa repleto de vencedores, em especial, nossos voluntários, influenciadores, equipes, parceiros, diretores da Unimed e comunidade”, pontuou Stumpf, lembrando o papel social desenvolvido pelo Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, em alinhamento à matriz ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A solenidade foi prestigiada, também, por colaboradores e representantes de áreas da Unimed, entre as quais a coordenadora do Programa, Márcia Helena Nascimento Alves.

Compaixão pelo próximo 
O Programa Doador Fiel visa a promover a cultura da doação de sangue de forma contínua e regular trabalhando o conceito de voluntariado, semeando a compaixão pelo próximo, a ética, a cidadania e a responsabilidade social para uma melhor qualidade de vida da sociedade.

Cultura da doação de sangue
Constituído inicialmente junto a colaboradores e cooperados da Unimed/RS, bem como a seus respectivos familiares e amigos, o Programa suplantou as fronteiras da Unimed em 2021 a partir da formalização de parceria com o Grupo Edenred, que detém marcas como a Ticket e é contratante da Unimed Operadora/RS. Em 2022, aderiram à causa a Unicred Porto Alegre e as Lojas Quero-Quero. No total, 23 Unimeds Singulares, Unicoopmed, Central de Serviços-RS e Federação Unimed/RS integram a ação social.

Compromisso e inovação
Na avaliação do presidente do Instituto Unimed/RS e presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, o reconhecimento da ABRH-RS reforça o compromisso da Unimed com os gaúchos, e estimula novos projetos, prevendo a ampliação do alcance e novas ações, já em 2023. “Aos parceiros, nos cabe agradecer antecipando que juntos podemos fazer e faremos ainda mais”, frisou May.

Plataforma que faz a diferença 
A plataforma do Doador Fiel permite acompanhar, passo a passo, a evolução do número de voluntários. A funcionalidade mereceu o reconhecimento da ABRH-RS, que classificou a implementação da solução digital de acompanhamento como um dos diferenciais do Doador Fiel, dando à iniciativa caráter inovador.

92%
Para o alcance de seus objetivos, o Doador Fiel – ao obter pontuação de 92%, na avalição da ABRH-RS – além de promover ações de doação, difunde informações referentes ao tema contribuindo para esclarecimentos de dúvidas, promovendo a empatia a respeito do assunto. As ações são monitoradas com base em indicadores que representam a quantidade de sangue doado, número de beneficiados e de voluntários. 

Objetivos específicos 
# Contribuir de forma preventiva para a melhoria dos estoques nos hemocentros; 
# Contribuir de forma quantitativa e qualitativa junto às pessoas, a fim de estimular a cultura regular da doação de sangue; 
# Trabalhar o conceito de voluntariado como “ser e não estar”, sob várias habilidades de desenvolvimento, tais como: desenvolvimento pessoal e profissional, empatia/flexibilidade, descoberta de novas aptidões, reciprocidade, proatividade, aumento do círculo de amizades, cuidado e controle de como está nossa saúde. 
# Não só levar esperança, mas resgatá-la através da conscientização e sensibilização. 

Como fazer parte?
Os voluntários podem convidar amigos e parentes, dentro da plataforma do Doador, que a partir do recebimento do convite, via e-mail, também têm a oportunidade de fazer parte desta corrente do bem, agendando doações e inserindo seus protocolos.

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO