Diretor do Instituto Unimed/RS participa de live sobre ODS e ESG

Diretor do Instituto Unimed/RS participa de live sobre ODS e ESG

Atividade foi promovida pela Bah Negócios Sustentáveis e Humanizados

 

Cada vez mais consolidada como referência em temas relacionados à sustentabilidade e à observância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Instituto Unimed/RS, por meio de seu diretor administrativo Alcides Mandelli Stumpf, foi convidado a participar de live promovida pela empresa Bah Negócios Sustentáveis e Humanizados.

A atividade, que teve como tema ‘Os ODS no Instituto Unimed/RS’ foi transmitida ao vivo no Instagram da Bah, reunindo bom público na noite de terça-feira, 29 de março.

Ao longo de cerca de uma hora, o dirigente respondeu a questionamentos das gestoras da Bah, Rossana Parizotto, doutoranda em Administração pela Unisinos e expert em Gestão de Recursos Humanos e Sustentabilidade, e Ana Espuny, doutoranda em Administração PUC/RS e expert em Planejamento e Gestão de Projetos Sustentáveis. Ao final, a plateia também pode participar, encaminhando manifestações, dúvidas e elogios.

 

Saiba mais

Durante sua explanação, Alcides Mandelli Stumpf, que também é diretor de Sustentabilidade da Unimed/RS, teve a oportunidade de apresentar um breve resumo das realizações e conquistas do Instituto, que comemora seus 15 anos neste mês de abril. Confira alguns trechos do bate papo:

 

Bah – O que é o Instituto Unimed/RS?

Alcides – Ao longo do tempo, o Instituto – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP Federal) mantida pela Unimed Federação/RS – consolidou alguns pilares fundamentais, canalizando as ações de responsabilidade socioambiental do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, por meio da proposição de projetos em nível estadual e assessorando nossas 11 Filiadas no desenvolvimento da gestão, via iniciativas e ações nas áreas cultural, social, educacional e de pesquisa no campo da saúde, com foco no desenvolvimento/melhoria da qualidade de vida dos públicos de relacionamento das cooperativas. Via Instituto, as Unimeds podem realizar ações de responsabilidade socioambiental, buscar incentivos fiscais e estabelecer parcerias, sempre tendo como norte as diretrizes do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS e da Unimed do Brasil.

Hoje, no entanto, diria que entramos num 3º estágio do Instituto. A primeira etapa foi marcada pelo associativismo e a realização de cursos de formação e eventos; a segunda, a partir de 2015/16, teve como meta a disseminação da cultura da Sustentabilidade na Unimed gaúcha – o qual, creio, fomos bem-sucedidos; e, agora, vamos avançar, evoluir para o ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na sigla em inglês), usando nossa bagagem anterior. A proposta é trazermos para dentro do negócio a cultura ESG. Em 5 anos, aliás, acredito que a sustentabilidade será convencional no mundo dos negócios.

 

Bah – Quais as ações que o Instituto Unimed realiza em prol a comunidade?

Alcides – Temos umbilical relação com as regiões onde estamos inseridos, consagrando o 7º princípio do cooperativismo: integração com a comunidade. Para citar alguns projetos, destacaria o programa de doação de sangue, Doador Fiel – que já foi além da esfera unimediana; o Viver Bem na Escola, que dialoga com a comunidade escolar do Rio Grande do Sul tendo alcançado mais de 9 mil pessoas em 2021; projetos ambientais, distribuídos de Norte a Sul do Estado; o Unimed 60+, recentemente lançado com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento dos idosos em instituições sociais, numa parceria com a Unimed Central de Serviços-RS (nossa fundamental parceira) e com o Pró-Social, do executivo estadual, além de ações diversas que vão da doação de alimentos (Prato Cheio, com o SESC), vestuário (Campanhas do Agasalho), e projetos que contemplem a discussão a respeito de temas centrais para o RS e o País, debatidas em nossos Fóruns Instituto Unimed, no Café com Política e repercutidas na Revista Pensar, tradicional publicação do Sistema Unimed gaúcho. Também interagimos, representando a cooperativa, em frentes que vão da cultura, como ocupando a vice-presidência da Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado, ao desenvolvimento do cooperativismo, junto à OCERGS/SESCOOP.

 

Bah – Qual a mensagem que o Instituto Unimed/RS quer passar para sociedade e qual a importância de desenvolver práticas sustentáveis nas cooperativas?

Alcides – Nosso planejamento estratégico, revisado em março deste ano, prevê que sejamos o mais relevante provedor de soluções sociais, de governança e meio ambiente integradas aos aspectos econômicos das cooperativas do Rio Grande do Sul. Fazendo isso, estaremos colaborando de forma direta com o desenvolvimento sustentável das organizações e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para tanto, entendemos que transparência é chave a qualquer interessado nas práticas ESG, o que permitirá atrair e reter talentos, buscar diversidade e inclusão, engajar comunidades, preservar o meio ambiente ou combater o trabalho escravo. É preciso observar o ESG, ainda, sob os aspectos do risco reputacional, legal, operacional e financeiro. Ou seja, estar comprometido com a sustentabilidade é estar comprometido com um futuro melhor.

 

Bah – Qual o posicionamento do Instituto UNIMED perante os ODS e Pacto Global?

Alcides – Apoiamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e desde 2020 somos signatários do Pacto Global da ONU, tendo como missão desenvolver a cultura da sustentabilidade para promover o desenvolvimento sustentável, em consonância com nossos princípios e valores, que são a Ética, Resiliência, Cooperação, Inovação, Respeito e Cuidado.

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO