Com o objetivo de promover a saúde e gerar oportunidades de desenvolvimento socioeducativo de jovens a partir da prática esportiva, o projeto Escalando o Futuro – Tênis, viabilizado pelo Instituto Unimed/RS e parceiros, teve sua aula inaugural realizada na terça-feira, 18 de outubro, na sede do Centro Português, em Pelotas. Oferecendo aulas de tênis, o projeto atende cerca de 90 crianças de oito a doze anos, estudantes da rede municipal de ensino.
Conforme o diretor de Sustentabilidade da Unimed Federação/RS e diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, que acompanhou o evento ao lado do vice-presidente da entidade e diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Federação/RS, José Milton Cunha Mirenda, o projeto reforça o compromisso da Unimed com a comunidade, em obediência aos princípios do cooperativismo e às boas práticas sociais, de acordo com a matriz ESG e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Esporte é saúde e é, também, um caminho para a construção de novas realidades. Estar aqui e ver o sorriso dessa garotada é gratificante. O exemplo de Pelotas, graças à parceria da Unimed local, por sua presidente Rosana, de nossa patrocinadora, a Unimed Central-RS, do poder executivo e do governo do Estado, pode e deve ser repercutido em outras regiões. Vamos trabalhar para isso”, destacou Stumpf, em meio a raquetes, bolinhas e o saibro da quadra utilizada pelos pequenos.
O raciocínio foi compartilhado pela presidente da Unimed Pelotas, Rosana van der Laan, para quem o Escalando o Futuro dialoga com a proposta de inclusão social do Instituto, da cooperativa e da própria prefeitura, integrando o programa municipal Pacto Pelotas pela Paz. Também presente às atividades, a prefeita Paula Mascarenhas parabenizou a Unimed pelo projeto, destacando a importância das ações desenvolvidas. Acompanharam a aula inaugural, ainda, a secretária municipal de Educação e Desporto, Adriane Silveira, a vice-presidente da Unimed Pelotas, Susane Passos, e o gerente do Instituto Unimed/RS, Carlos Suñol.
Saiba mais
O projeto social Escalando o Futuro é viabilizado pelo Instituto Unimed/RS, por meio de financiamento do governo do estado, via Lei de Incentivo e Fundo – Pró-Esporte RS, da secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, com patrocínio da Unimed Central-RS e apoio da Unimed Pelotas/RS e da prefeitura de Pelotas. Também é realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC). O objetivo é promover o tênis como ferramenta de caráter socioeducativo para as crianças de Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Integram o projeto alunos das escolas Luiz Augusto Assumpção, do Barro Duro; Francisco Campos Barreto, do Valverde; e Raphael Brusque, da Colônia de Pescadores Z3. As aulas são conduzidas pelos professores Mauro Brandão, Nikolas Konoski, Rodrigo Oliveira e Cristina Gomes.
A palavra dos estudantes
Em matéria divulgada pelo site da prefeitura de Pelotas, as gêmeas Mariele e Marina Lima, de nove anos, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Francisco não esconderam a alegria de integrarem o projeto. “Estou achando muito bom, porque pode dar um futuro melhor para todas as crianças que estão fazendo esse esporte”, apontou Mariele. Já Mariane ressaltou que conhecia pouco do tênis e agora está se informando sobre a prática. “Acho que estou jogando bem, mas sigo aprendendo todos os dias”, comentou.


