Instituto Unimed/RS sugere adesão do grupo aos ODS da ONU
Os integrantes das 19 instituições que compõem o Comitê de Planejamento e Gestão Sistêmicos se reuniram na sexta-feira, 19, para debater projetos que podem ser desenvolvidos de forma convergente entre órgãos do Sistema de Justiça e instituições da sociedade civil.
O 3º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Ney Wiedemann Neto, conduziu a reunião para debater pautas consideradas prioritárias, de forma que haja uma atuação integrada e sistêmica. “Temos que estar coesos com o objetivo e o propósito de união das instituições e poderes para a realização de projetos e atividades em benefício da sociedade, como habitação, saúde, regularização fundiária, violência doméstica, entre outros”, salientou o Desembargador.
Adesão aos ODS
Na ocasião, o representante do Instituto Unimed/RS, Carlos Suñol, sugeriu a adesão do grupo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, sob a perspectiva do combate à fome por meio do engajamento ao Programa Prato Cheio do SESC.
Saiba mais
O Comitê PGS é coordenado pela Desembargadora Gisele Ane Vieira de Azambuja, que não pode estar presente ao encontro. O vice-coordenador é o Juiz-Corregedor Max Akira Senda de Brito. Ele destacou a relevância do grupo: “cada instituição pode trazer ideais para um projeto sistematizado, para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentáveis (ODS) de forma estratégica”, afirmou o magistrado ao citar exemplos de projetos, como o Justiça Solidária e o Justiça Itinerante.
Os participantes da reunião ainda citaram outros temas relevantes que podem ser foco de atenção do Comitê. Assuntos como agricultura sustentável, uso de agrotóxicos, lei geral de proteção de dados, saúde foram dados como exemplos.
Presenças
Também estiveram presentes na reunião a Procuradora-Geral do Estado Diana Sana, a Procuradora da República Claudia Paim, os Promotores de Justiça Rodrigo Schoeller e Paulo Valério, o representante da Secretaria Estadual de Planejamento Herber Klarmann, os Advogados representantes da OAB/RS Carlos Kremer e Ricardo Dornelles, o representante do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul Everton Borges, a representante da Confederação Nacional de Municípios Carla Albert e pela FAMURS, Paulo Azeredo Filho e Rodrigo Westphalen Leusin.
Fonte: Assessoria de imprensa do TJ/RS. Informações complementares: Instituto Unimed/RS