Biblioteca Pública do Estado festeja 150 anos de história

Biblioteca Pública do Estado festeja 150 anos de história

Atividade teve coordenação do diretor do Sistema Unimed-RS Alcides Mandelli Stumpf, vice-presidente da Associação de Amigos da Biblioteca

Salus Loch

A mais antiga instituição cultural do Rio Grande do Sul, a Biblioteca Pública do Estado, completou 150 anos nesta quarta-feira, 14. Para celebrar a data, a entidade realizou, sob a coordenação dos médicos Gilberto Schwartsmann e do diretor do Sistema Unimed-RS, Alcides Mandelli Stumpf – membros da Associação dos Amigos da Biblioteca – encontro virtual nomeado de “Biblioteca Pública do Estado do RS: onde circula o espírito do mundo”, com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e da diretora da Biblioteca, Morganah Marcon, além da personalidades da literatura e da cultura do RS e do Brasil. Entre eles, Alcy Cheuiche, Luiz Coronel e Miguel Frederico do Espírito Santo (membros da Academia Rio-Grandense de Letras), além de Antonio Secchin e Geraldo Carneiro, imortais da Academia Brasileira de Letras.


Stumpf conduz primeira parte da atividade
Depois da fala das autoridades, e de um recital apresentado pela Bach Society Brasil, com o maestro Fernando Cordella ao cravo, as atividades passaram a ser conduzidas por Alcides Mandelli Stumpf, que recebeu o presidente do IHG-RS, Miguel Frederico do Espírito Santo, responsável por falar da fundação da Biblioteca; além dos membros da Academia Rio-Grandense de Letras Alcy Cheuiche, que abordou o tema ‘Meu olhar sobre a Biblioteca’; e Luiz Coronel com “Um poema para a Biblioteca”.
O segundo momento, liderado por Gilberto Schwartsmann, recepcionou os membros da Academia Brasileira de Letras, Antonio Carlos Secchin e Geraldo Carneiro, que abordaram, respectivamente, “Drummond e a magia da Leitura” e “Camões, nosso contemporâneo”.

Extensa programação
Além da atividade desta quarta-feira, o mês de abril, assim como todo o ano de 2021, deve ser marcado por uma série de ações comemorativas alusivas aos 150 anos da Biblioteca. Já estão sendo postados nas redes sociais cards com a história de todos os diretores que estiveram à frente da instituição. Também serão homenageados funcionários. Ainda em abril, acontecerá um Chapéu Acústico Especial (transmitido nas redes sociais da Biblioteca); uma visita guiada virtual; e o lançamento de vídeos com depoimentos de pessoas que participaram dessa história.


Virtualizando

Paralela à programação de aniversário, a Biblioteca Pública do Estado passa por um processo de transformação e transição para os novos tempos. A necessidade de se digitalizar e ampliar a atuação no mundo virtual – acelerada pelo isolamento da covid-19 em diversas áreas – já era uma preocupação para a instituição antes mesmo da pandemia.


Surgimento durante o reinado de D. Pedro II
A história da Biblioteca Pública do Estado começa na Província de São Pedro durante o reinado de D. Pedro II. Sua fundação remonta a 14 de abril de 1871, com a Lei Provincial n° 724, quando passou a funcionar no mesmo prédio do Atheneu Rio-Grandense.
De lá pra cá, além da importância histórica e da riqueza do seu patrimônio arquitetônico e mobiliário, a BPE construiu uma coleção de 250.000 volumes que representa o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da memória sul-rio-grandense, sendo a referência mais importante da historiografia e da cultura gaúchas dos séculos XIX e XX, além de imensurável representatividade junto à memória nacional pela exclusividade de títulos desde o século XVI, dentre outros.
A Coleção de Obras Raras da Biblioteca Pública do estado do Rio Grande do Sul é composta por raridades dos séculos XVI a XIX, como a Pharsalia, de Lucanus, de 1519, e edições primorosas de La Divina Comedia, de Dante Alighieri, editada em 1921 por Conrado Ricci em edição restrita a mil exemplares; e de Os Lusíadas, de Camões, em sua edição comemorativa de 1819, que tem alto valor por sua reduzida edição de 12 exemplares em pergaminho, entre outras obras.
Mantém acervo diversificado e serviços de acesso a materiais impressos, digitais, virtuais, bem como acervo em Braille e em áudio. Além da leitura e da pesquisa no local, oferece empréstimo domiciliar de parte do acervo, orientação à pesquisa bibliográfica, levantamentos bibliográficos e visitas guiadas.
A Biblioteca Pública do Estado também promove ampla programação cultural, entre lançamentos de livros, palestras, oficinas, feiras, recitais, shows e atividades com escritores e sobre literatura, promovidas pelo Clube de Leitura da biblioteca.
O edifício atual, na esquina da rua Riachuelo com rua General Câmara, começou a ser construído em 1921 e passou por algumas obras de revitalização ao longo do tempo. Na última delas, em dezembro de 2015, inaugurou uma rede de internet compartilhada – uma aliada na busca por um resgate do público e dos visitantes, que já não frequentavam o local como antigamente, garante a atual e mais longeva diretora da instituição, Morgana Marcon.

 


Governador Eduardo Leite participou do evento realizado pela secretaria de Estado da Cultura,
Biblioteca Pública do Estado e Associação de Amigos da Biblioteca Pública.


Vice-presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado,
Alcides Mandelli Stumpf coordenou a primeira parte das atividades.

 

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO