Atividades tiveram 1,5 mil inscritos e já alcançaram mais de 5 mil visualizações no Youtube da Unimed Rio Grande do Sul
Salus Loch
Com a proposta de refletir a respeito do autoamor e do autocuidado – seus tipos (emocional, físico, intelectual, espiritual e social ) – e como praticá-los, o Programa Viver Bem na Escola, graças a uma parceria entre Instituto Unimed/RS, Instituto Unimed Erechim e 15a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), promoveu nesta terça-feira, 29, a terceira e última live da série de eventos sobre ‘Saúde Mental na Pandemia’. Na ocasião, a psicóloga Sandra Munero pontuou que para uma saúde plena a rotina do autocuidado é fundamental, lembrando, ainda, que o amor ao próximo só será manifestado se a pessoa amar a si própria.
Saiba mais
Ao longo de três semanas, as atividades do Viver Bem na Escola, que tiveram 1,5 mil inscritos e já alcançaram mais de 5 mil visualizações no Youtube da Unimed Rio Grande do Sul (https://www.youtube.com/user/unimedrs), reuniram a comunidade escolar do Alto Uruguai, além de cooperados, imprensa e comunidade e foram conduzidas pelo diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, e pela coordenadora do Instituto Unimed Erechim, Ana Zampieri.
No primeiro encontro, em 17 de junho, Sandra Munero tratou de ‘Gerenciamento de Emoções’, pontuando, a partir de informações, dicas e reflexões, o que cada um pode fazer para alcançar equilíbrio e harmonia, mesmo diante de momentos de incerteza e dificuldades. Para tanto, a especialista destacou que é necessário saber identificar as emoções, sejam elas positivas ou negativas – permitindo, assim, nomeá-las, lidando de forma efetiva, em cada situação. “Não podemos negar as emoções, pois elas nos comunicam necessidades, frustrações, alegrias. Devemos aceitá-las, olhar com atenção e identificar qual é a emoção que está tomando conta de mim a fim de regulá-la, o que permite passarmos pela situação geradora, dando continuidade de modo equilibrado”, explicou Sandra, para quem a inteligência emocional pode e deve ser desenvolvida.
O segundo painel, no dia 24, abordou as virtudes e principais forças de caráter que, segundo a psicologia positiva, são capacidades para ajudar a pessoa, e os outros, a valorizar e colocar em prática os traços principais para conseguir viver melhor em sociedade, buscar objetivos, superar desafios, ter saúde e ser mais feliz, dentro e fora do ambiente de ensino.
Avaliações
Alcides Mandelli Stumpf, diretor administrativo do Instituto Unimed/RS:
“O Instituto Unimed/RS, por meio do projeto Viver Bem na Escola, atua para transformar a sociedade através da educação. Assim, considerando o atual cenário, identificamos que era determinante trabalharmos, neste período, com professores e demais atores da área do ensino, oferecendo a eles conteúdo de qualidade, com foco na qualidade de vida, abordando a saúde mental na pandemia. Para tanto, celebramos uma excelente parceria com o Instituto Unimed Erechim, representado pela coordenadora Dra Ana Zampieri e equipe, e com a 15a CRE. Os três painéis, conduzidos brilhantemente pela psicóloga Sandra Munero, tiveram uma excelente participação de público, com mais de 1.500 inscritos, e entregaram aquilo que esperávamos: elementos capazes de fortalecer as bases emocionais, a fim de superarmos, juntos, o momento de crise sanitária e as dúvidas, angústias e medos dele decorrentes para que possamos seguir em frente, cuidando de quem cuida de nossos estudantes, os quais representam o futuro de nossas comunidades”.
Ana Zampieri, coordenadora do Instituto Unimed Erechim:
“O Programa Viver Bem na Escola, desenvolvido para estudantes, trouxe para a nossa região, através do Instituto Unimed/RS, por meio de seu diretor administrativo, Dr Aldides Mandelli Stumpf, e do Instituto Unimed Erechim em parceria com a 15a CRE, um espaço pensando na saúde psicológica de quem cuida dos nossos estudantes. Foram realizadas três palestras voltadas para essa tema. Inúmeros professores, diretores, servidores de escola em várias áreas, e população em geral, puderam acrescentar em seus conhecimentos um pouco mais, sobre autoestima, ansiedade, tolerância, paciência e principalmente amor próprio. E a partir daí conduzir o tempo que resta para finalizar esse ano, vendo a oportunidade de ser, novamente, o exemplo de resiliência. Esses três encontros mostraram vários caminhos que poderemos seguir, com alegria determinação e firmeza, apesar do momento em que vivemos”.
Juliane Boneze, coordenadora regional de Educação:
“O ciclo de palestras do Viver Bem na Escola veio ao encontro do que acreditamos e falamos: a educação é um processo social. Os assuntos tratados foram de extrema importância para a comunidade escolar, pois é fundamental que consigamos nos estruturar internamente enquanto pessoas para que possamos levar adiante nosso trabalho. Entendo que a escolha dos temas, numa parceria entre Instituto Unimed e 15a CRE, foi feliz, permitindo que aproximássemos o conhecimento da formação humana, lidando com angústias e medos, acelerados pela pandemia. O retorno que obtivemos das escolas indica o sucesso da iniciativa. Penso que estamos todos de parabéns”.