GESTÃO DE PESSOAS
No dia 9 de março, foi realizada a primeira reunião de 2018 do Comitê Estadual de Gestão de Pessoas. Com a presença de diversas Singulares, foram discutidos o calendário de reuniões, bem como o planejamento dos temas a serem trabalhados no ano. Conforme solicitado na Pesquisa de Satisfação das Filiadas, o escopo de trabalho será mantido: foco na troca de conhecimento e práticas entre as Singulares, sempre com vistas ao alinhamento com a Unimed do Brasil, o que fortalece o Sistema como um todo. Além dos encontros presenciais, haverá reuniões por videoconferência, para tratar de assuntos específicos e atingir um número maior de Unimeds.
Uma das novidades de 2018 será o novo formato do Comitê Nacional de Gestão de Pessoas, com a unificação do grupo de modelagem e do comitê, cujo objetivo é propor estratégias relacionadas à área de gestão de pessoas para o Sistema Unimed, visando à padronização e à convergência das melhores práticas dentro Sistema. Para isto, cada Unimed participante poderá indicar um gestor (o responsável pela área na Federação ou Singular) e um representante técnico para compor as reuniões. A Federação Unimed/ RS indicou seu gerente de gestão de pessoas, Rodrigo Lima da Silva, e a analista de recursos humanos, Danielle Zatt Elgues.
GPA ESTADUAL
No dia 2 de março, o GPA Estadual (Grupo Permanente de Atendimento) realizou sua primeira reunião do ano. Ao todo, participaram 25 pessoas, representando 16 Unimed do RS. Entre os tópicos tratados, destacaram-se:
– Resultado da Pesquisa de Satisfação do Comitê 2017.
– Pautas livres: assuntos de impacto sugeridos pelas Unimeds.
– Capítulo de Restituição de Valores do Manual de Intercâmbio Nacional.
– Encontro Estadual de Relacionamento com o Cliente 2018.
– Projeto Genética (Central de Serviços-RS).
Os próximos encontros presenciais já têm data: 1º/6, 31/8 e 30/11.
SUSTENTABILIDADE
O Comitê Estadual de Gestão da Sustentabilidade, coordenado pela equipe do Instituto Unimed/ RS, vem trabalhando com as Singulares ações para apoiar o desenvolvimento da cultura de sustentabilidade no Estado. Seu principal objetivo é fortalecer as iniciativas que representem resultados efetivos para o Sistema Unimed-RS. Para isso, foi proposto um trabalho dividido em dois grupos focados em frentes de trabalho distintas.
A frente de trabalho 1 se reuniu nos dias 31 de janeiro (presencial) e 26 de fevereiro (presencial e videoconferência), com o propósito de desenvolver ações de comunicação da sustentabilidade para públicos estratégicos; de inserir a sustentabilidade na cadeia de fornecedores (fluxo de aquisição, avaliação de fornecedores e descarte de resíduos); de desenvolver projetos socioambientais para atuação conjunta Unimed-Cliente, a fim de criar engajamento e valor reputacional.
A frente de trabalho 2 se reuniu, no dia 27 de fevereiro, por videoconferência. As iniciativas planejadas serão focadas no esclarecimento de ferramentas de gestão, para auxiliar no processo de acreditação (RN277 – dimensão 7.3.3); no funcionamento do Instituto Unimed/RS (matriz e filiais) na execução de projetos socioambientais, captação de recursos, etc; e nas formas de comunicar a sustentabilidade para o público interno das cooperativas.
No mês de abril, haverá um novo encontro, para a definição de um plano de trabalho que potencialize iniciativas já existentes nas comunidades locais e que impactam as ações do cotidiano. Todas as Unimeds estão convidadas a participar dos encontros e fazer parte dos grupos de trabalho.