Espetáculos, que integraram o Circuito Cultural do Instituto Unimed/RS, foram realizados em 14 municípios do Estado. Eventos arrecadaram mais de 3,2 mil kg de alimentos, que serão doados pelo Mesa Brasil
Salus Loch
Esperanças renovadas com emoção e alegria.
Cultura que inspira novas gerações.
Solidariedade em alta.
Estas foram algumas das características que marcaram a série de espetáculos ‘Alegra’, dentro do Circuito Cultural Instituto Unimed/RS, que levou a magia do circo, a partir de apresentações do Grupo Tholl, a 14 municípios gaúchos nos meses de maio e junho de 2022.
A atividade, desenvolvida em alusão aos 50 anos da Unimed Federação/RS e aos 15 anos do Instituto Unimed/RS, reuniu quase 9 mil pessoas em torno de praças, espaços públicos e teatros distribuídos de norte a sul do Estado.
Com acesso gratuito, cada apresentação do Tholl despertou sentimentos nobres em uma plateia, em regra constituída por famílias, que se deixou envolver por um mundo de sonhos e arrebatamento. De repente, todos voltaram a ser crianças. Que alegria!
No ritmo das palmas e do ambiente circense, pais e filhos desfrutaram juntos de momentos que suas retinas e corações dificilmente esquecerão, especialmente, os mais jovens. Veio deste público também um belo exemplo de amor ao próximo, eis que os espetáculos arrecadaram mais de 3,2 mil kg de alimentos não perecíveis, a serem doados para instituições parceiras do Mesa Brasil do Sesc.
Impacto positivo
Na avaliação do presidente do Instituto Unimed/RS, Nilson Luiz May, com o Alegra, o Circuito Cultural reforçou os laços da cooperativa com as comunidades do Rio Grande do Sul, promovendo a convivência familiar e o estímulo ao bem-estar, sob a perspectiva da saúde e qualidade de vida. “A cada etapa do roteiro, as informações que chegavam das Unimeds por onde o espetáculo passava eram animadoras, não apenas pela participação do público, mas especialmente pelo impacto positivo causado nas pessoas”, avaliou May.
O resgate à memória afetiva dos circos itinerantes, contribuindo para o aumento da oferta de manifestações culturais na região metropolitana e no interior também marcou as atividades, conforme o diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf. Segundo ele, que acompanhou in loco algumas das apresentações, o Alegra foi um sucesso absoluto – e pode ser repetido nos próximos anos.
Saiba mais
# Apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e viabilizado pela Lei de Incentivo Estadual Pró-Cultura, com recursos do ICMS, o Alegra teve patrocínio da Unimed Central de Serviços-RS, apoio do Instituto Unimed/RS e produção do grupo Oficinas Permanentes de Técnicas Circenses (OPTC). Em todas as cidades, o Mesa Brasil foi parceiro do evento. Entidades, cooperativas e empresas locais, além de prefeituras, também se juntaram à ideia em alguns municípios.
# O roteiro do Circuito Cultural iniciou em maio e passou pelas seguintes cidades: Rio Grande, Bagé, Sant’Ana do Livramento, Uruguaiana, Ijuí, Cruz Alta, Panambi, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Canoas e Erechim. O roteiro foi encerrado em Pelotas, terra natal do Tholl, grupo fundado em 1989 e que é patrimônio cultural do RS.
# A cidade de Porto Alegre recebeu dois espetáculos, ambos realizados no Theatro São Pedro, levando 750 crianças de 12 escolas da rede pública ao evento. Condições climáticas impossibilitaram a realização do Alegra em Montenegro.











