Abertas inscrições do Projeto Incluir para Transformar

Abertas inscrições do Projeto Incluir para Transformar

Ação busca qualificar e capacitar recicladores em situação de vulnerabilidade social, com foco no correto tratamento de resíduos eletrônicos. Projeto é uma parceria entre o Instituto Unimed/RS e a Coopertec, com financiamento da Central de Serviços-RS  

Homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social residentes em Canoas, e que buscam seu sustento por meio da reciclagem, podem se inscrever a partir desta quarta-feira, 4 de janeiro, para a primeira turma do Projeto Incluir para Transformar.  
A iniciativa – operacionalizada pelo Instituto Unimed/RS e a Cooperativa Central de Tecnologia e Informação (Coopertec), com financiamento da Unimed Central de Serviços-RS e realização do governo do Estado/Pró-Social/RS – atenderá 75 pessoas, distribuídas em três turmas ao longo dos próximos sete meses. 


Sustentabilidade e comunidade 

Conforme explica o diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, o curso terá caráter prático com foco no tratamento correto e seguro de resíduos eletrônicos, a partir da capacitação e qualificação dos recicladores. “O Incluir para Transformar trará benefícios diretos aos participantes e também à comunidade de modo geral, sob o prisma da saúde e da sustentabilidade, pois sabemos que quando equipamentos eletroeletrônicos são descartados de forma incorreta, no lixo comum, e seguem para aterros sanitários, substâncias tóxicas são liberadas e penetram no solo, contaminando lençóis freáticos e, aos poucos, animais e seres humanos, podendo provocar doenças e outros efeitos nocivos”, destaca Stumpf, chamando a atenção para a alinhamento da ação com os 17 ODS da ONU e a matriz ESG, atrelada a boas práticas ambientais, sociais e de governança. 


Objetivos 

O Incluir para Transformar tem como objetivo permitir que, ao final, os recicladores sejam capazes de desenvolver atividades como coleta, identificação, separação, acondicionamento, classificação, conservação, manuseio correto, regulagem, aferição e a manutenção dos equipamentos utilizados, bem como o descarte nos respectivos locais de acordo com a procedência.  
Com os conhecimentos adquiridos, espera-se que os alunos consigam aumentar a renda familiar, além de permitir a melhora do meio ambiente nas áreas de descarte de lixos, bem como o engajamento na Coopertec. 


As aulas
 
As aulas teóricas e práticas acontecerão de forma presencial e visam a apresentar os principais processos utilizados na Coopertec para o retorno dos produtos eletroeletrônicos após o consumo, reconhecendo que para a reinserção na cadeia produtiva é necessário o estabelecimento de um conjunto de atividades integradas (como coleta, triagem, segregação e reciclagem), compondo o sistema de logística reversa. Também, como existe a previsão de alunos em grande parte venezuelanos, serão realizadas aulas de expressões em português, para auxiliar na comunicação.  


Saiba mais 

Informações e inscrições diretamente na Coopertec:
Rua Alegrete, 625, em Canoas/RS, ou pelo telefone (51) 99614-1892.
Há também a possibilidade de contato via email: incluirtransformar@institutounimedrs.org.br
As vagas são gratuitas e limitadas. O prazo para inscrição vai até 31 de janeiro de 2023 

Trav. Miranda e Castro, nº 49
Bairro Santana – Porto Alegre/RS – CEP 90040-280
Telefone 51 3201.1375

copyright © Instituto Unimed RS – Todos os direitos reservados – Powered by BRIO