O Projeto Viver Bem na Escola
promove a educação para a saúde
com foco em crianças e adolescentes,
contribuindo para a formação de adultos
com uma melhor qualidade de vida.

Ser saudável é uma escolha pra
vida toda e que faz toda a diferença.

Apresentação

O Instituto Unimed/RS, associação com certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público¹ (OSCIP Federal) e mantida pela Unimed Federação/RS, foi fundado em 14 de abril de 2007 para ser a entidade canalizadora das ações de responsabilidade socioambiental do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, propondo projetos em nível estadual e assessorando suas Filiadas no desenvolvimento da gestão de responsabilidade socioambiental. Tem como propósito consolidar o papel socialmente responsável do referido Sistema, realizando e/ou apoiando ações e projetos nas áreas cultural, social, educacional e de pesquisa, no campo da saúde, com foco no desenvolvimento e na melho ria da qualidade de vida dos diversos públicos de relacionamento das cooperativas. Apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tem como missão desenvolver a cultura da sustentabilidade para promover o desenvolvimento sustentável. Por meio do Instituto Unimed/RS, as Unimeds podem realizar ações de responsabilidade socioambiental, buscar incentivos fiscais, estabelecer parcerias, sempre tendo como norte as diretrizes do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS e da Unimed do Brasil.

Caracterização da OSC: pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos que oferece atividades de associações de defesa de direitos sociais.

Finalidade: apoiar ações voltadas para o desenvolvimento comunitário e a promoção social, com prioridade para aquelas que envolvam a melhoria da qualidade de vida de famílias, crianças, adolescentes e comunidades carentes; promover, gratuitamente, a saúde, a educação, a cultura, o lazer, a atividade física e esportiva e a assistência social de seus associados e da comunidade; promover o desenvolvimento de projetos culturais e artísticos como instrumento de promoção social; promover a qualificação e o desenvolvimento profissional das pessoas, proporcionando sua integração e inserção no mercado de trabalho; promover a ética, a paz, a cidadania, a valorização dos direitos humanos e de outros princípios universais para o pleno e efetivo exercício da democracia e de outros direitos fundamentais; promover a educação e a responsabilidade ambiental, atuando na preservação e conservação do meio ambiente; e promover o desenvolvimento e a divulgação de projetos e trabalhos científicos.

Proposta de Trabalho

Nome do projeto: Viver Bem na Escola – Transformação através da Educação.

Prazo de execução:
12 meses

Objetivo geral e público-alvo: trabalhar com estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública a educação para a saúde e conceitos do cooperativismo, bem como outros assuntos que busquem a transformação destes jovens, contribuindo assim para a formação de adultos capacitados para o futuro e com estilos de vida mais saudáveis.

Descrição do cenário: a implantação do Programa Viver Bem na Escola está integrada ao Planejamento Estratégico do Instituto Unimed/RS, na perspectiva cliente, com o objetivo de fomentar
parcerias e implantar o Programa de Projetos Sociais no Estado. Também está alinhado à Política de Investimento Social Privado do Instituto.

O Programa está alinhado também aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), ligados à agenda 2030, um plano de ação para o planeta pautado em cinco áreas de importância crucial para a humanidade:

– Pessoas: erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade;
– Prosperidade: garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza;
– Paz: promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;
– Parcerias: implementar a agenda por meio de uma ação global sólida e coordenada;
– Planeta: proteger os recursos naturais e o clima do planeta para as gerações futuras.

Ela indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, considerando os limites ambientais da Terra.

 

 

O Viver Bem na Escola também está vinculado aos princípios do cooperativismo, reforçando a atuação no 5º princípio – Educação, formação e Informação – e no 7º princípio – Interesse pela comunidade.

 

Metodologia

O Programa Viver Bem na Escola atuará em escolas, de forma virtual ou presencial, buscando o envolvimento dos jovens dentro dos temas previstos complementando o conteúdo da sala de aula por meio de atividades pedagógicas e discussões sobre diferentes assuntos. Aliado ao que será abordado em sala de aula, a iniciativa também trabalhará o projeto de vida de cada jovem, potencializando a sua autoestima e estimulando que realizem melhores escolhas e transformem as suas vidas. Visando ao fortalecimento da articulação do Programa, serão realizadas parcerias com as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE-RS) ou Secretarias Municipais de Educação, para levantamento das escolas que poderão receber a iniciativa, bem como levantamento dos assuntos com maior necessidade de serem abordados. Ocorrerão atividades presenciais, porém, em decorrência da pandemia da Covid-19, serão realizadas atividades virtuais, com produção de conteúdo específico para esse meio.

Temas previstos para o
Viver Bem na Escola

 

Cada tema terá uma cartilha própria, detalhando os assuntos que serão abordados em sala de aula e algumas sugestões de atividades. A carga horária prevista para cada tema poderá variar de duas a seis horas (modalidade virtual). Os encontros serão semanais ou mensais, conforme o cronograma definido com a escola. Antes do início de cada módulo, será aplicada uma pesquisa de conhecimento geral sobre o assunto a ser abordado, avaliando o conhecimento que o aluno possui acerca do tema. No encerramento,
será aplicada nova pesquisa, para medir o conhecimento adquirido bem como uma avaliação dos encontros realizados. Para a escolha das instituições de ensino que receberão o Programa Viver Bem na Escola, serão considerados os seguintes critérios:  nível socioeconômico, distorção idade-série, taxa de reprovação, taxa de abandono, indicação da Coordenadoria.

O programa poderá ser executado por todas
as filiais do Instituto Unimed/RS e prevê a
possibilidade de parcerias externas para a
viabilização das iniciativas.

Clique aqui e faça o download da versão impressa da Cartilha.

Confira Algumas Ações:

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