Objetivo:

Trabalhar a educação para a saúde com crianças e adolescentes, contribuindo para a formação de adultos com estilos de vida mais saudáveis e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

 

Público-alvo

-Crianças e Adolescentes
-Alunos do Ensino Fundamental – ciclo I e ciclo II (linguagem diferenciada)
-Alunos do Ensino Médio


Metodologia

O Programa atuará com alunos de escolas públicas, em parceria com Secretarias Municipais e Coordenadorias de Educação. Em sala de aula serão trabalhados diversos temos elencados como prioritários e importantes para qualidade de vida destes jovens. Os temas atuarão de forma complementar aos temas abordados em sala de aula, através da promoção de atividades pedagógicas e provocando discussões sobre temas diversos.
Além destes assuntos, também é trabalhado o projeto de vida destes jovens, potencializando sua autoestima e empoderando para realização de melhores escolhas. E, com estas melhores escolhas, poderão transformar suas vidas.

Temas Previstos

O Programa Viver Bem na Escola também contribui para os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima. A Plataforma Agenda 2030 é um convite a todas e todos para embarcar nessa jornada coletiva – sem deixar ninguém para trás. http://www.agenda2030.org.br/

 

O Programa Viver Bem na Escola está vinculado diretamente aos ODS:

4 – Educação de Qualidade
16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes
17 – Parcerias e Meios de Implementação

Vínculo com os princípios do cooperativismo:

O Programa Viver Bem na Escola está vinculado diretamente aos princípios do Cooperativismo, principalmente:

5º princípio Educação, formação e informação: “As Cooperativas oferecem educação e treinamento para seus sócios, representantes eleitos, administradores e funcionários para que eles possam contribuir efetivamente para o seu desenvolvimento. Também informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes formadores de opinião sobre a natureza e os benefícios da cooperação.

7º princípio, que é o compromisso com a comunidade: “As Cooperativas trabalham pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades, através de políticas aprovadas pelos seus membros, assumindo um papel de responsabilidade social junto a suas comunidades onde estão inseridas.” http://www.sescooprs.coop.br/cooperativismo/principios/

Digite a busca desejada e tecle [enter]