GESTÃO DE PESSOAS

No dia 9 de março, foi realizada a primeira reunião de 2018 do Co­mitê Estadual de Gestão de Pes­soas. Com a presença de diversas Singulares, foram discutidos o ca­lendário de reuniões, bem como o planejamento dos temas a serem trabalhados no ano. Conforme solicitado na Pesquisa de Satisfa­ção das Filiadas, o escopo de tra­balho será mantido: foco na troca de conhecimento e práticas entre as Singulares, sempre com vistas ao alinhamento com a Unimed do Brasil, o que fortalece o Sistema como um todo. Além dos encon­tros presenciais, haverá reuniões por videoconferência, para tratar de assuntos específicos e atingir um número maior de Unimeds.

Uma das novidades de 2018 será o novo formato do Comitê Nacio­nal de Gestão de Pessoas, com a unificação do grupo de modela­gem e do comitê, cujo objetivo é propor estratégias relacionadas à área de gestão de pessoas para o Sistema Unimed, visando à pa­dronização e à convergência das melhores práticas dentro Siste­ma. Para isto, cada Unimed parti­cipante poderá indicar um gestor (o responsável pela área na Fede­ração ou Singular) e um repre­sentante técnico para compor as reuniões. A Federação Unimed/ RS indicou seu gerente de ges­tão de pessoas, Rodrigo Lima da Silva, e a analista de recursos hu­manos, Danielle Zatt Elgues.

 

GPA ESTADUAL

No dia 2 de março, o GPA Estadu­al (Grupo Permanente de Atendi­mento) realizou sua primeira reu­nião do ano. Ao todo, participaram 25 pessoas, representando 16 Uni­med do RS. Entre os tópicos trata­dos, destacaram-se:

– Resultado da Pesquisa de Satisfa­ção do Comitê 2017.

– Pautas livres: assuntos de impacto sugeridos pelas Unimeds.

– Capítulo de Restituição de Valores do Manual de Intercâmbio Nacional.

– Encontro Estadual de Relaciona­mento com o Cliente 2018.

– Projeto Genética (Central de Serviços-RS).

Os próximos encontros presen­ciais já têm data: 1º/6, 31/8 e 30/11.

 

SUSTENTABILIDADE

O Comitê Estadual de Gestão da Sustentabilidade, coordenado pela equipe do Instituto Unimed/ RS, vem trabalhando com as Sin­gulares ações para apoiar o desen­volvimento da cultura de susten­tabilidade no Estado. Seu principal objetivo é fortalecer as iniciativas que representem resultados efe­tivos para o Sistema Unimed-RS. Para isso, foi proposto um trabalho dividido em dois grupos focados em frentes de trabalho distintas.

A frente de trabalho 1 se reuniu nos dias 31 de janeiro (presencial) e 26 de fevereiro (presencial e vi­deoconferência), com o propósito de desenvolver ações de comu­nicação da sustentabilidade para públicos estratégicos; de inserir a sustentabilidade na cadeia de fornecedores (fluxo de aquisição, avaliação de fornecedores e des­carte de resíduos); de desenvolver projetos socioambientais para atuação conjunta Unimed-Clien­te, a fim de criar engajamento e valor reputacional.

A frente de trabalho 2 se reuniu, no dia 27 de fevereiro, por video­conferência. As iniciativas plane­jadas serão focadas no esclareci­mento de ferramentas de gestão, para auxiliar no processo de acre­ditação (RN277 – dimensão 7.3.3); no funcionamento do Instituto Unimed/RS (matriz e filiais) na execução de projetos socioam­bientais, captação de recursos, etc; e nas formas de comunicar a sustentabilidade para o público interno das cooperativas.

No mês de abril, haverá um novo encontro, para a definição de um plano de trabalho que potencia­lize iniciativas já existentes nas comunidades locais e que impac­tam as ações do cotidiano. Todas as Unimeds estão convidadas a participar dos encontros e fazer parte dos grupos de trabalho.

Digite a busca desejada e tecle [enter]