O Instituto Unimed/RS segue em franco crescimento, com o aumento do número de filiais no A Unimed Região da Fronteira se juntou a Erechim, Nordeste RS e Uruguaiana. Agora já são quatro Unimeds dentro do projeto estadual. E, em breve, esse número vai aumentar. Litoral Sul e Pelotas  já estão em processo de constituição. Além disso, outras cinco estão em tratativas: Encosta da Serra, Noroeste/RS, Porto Alegre, Região da Campanha e Vales do Taquari e Rio Pardo. O objetivo do estabelecimento de filiais no RS é instrumentalizar  e potencializar as iniciativas das Singulares nas áreas de responsabilidade socioambiental. A partir de um reposicionamento do Instituto Unimed/RS, que passou a ser matriz, abrese a oportunidade para que qualquer Unimed gaúcha se filie e passe a desfrutar de todas as vantagens de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A  cooperativa não precisa, no entanto, passar por todo o processo que envolve uma série de registros, documentos e carência mínima para execução de projetos, o que pode levar, em média, quatro anos. Para o diretor administrativo do Instituto, Alcides Mandelli Stumpf, esse crescimento não tem a ver somente com um posicionamento da organização, mas com um evidente alinhamento de objetivos do Sistema Unimed-RS. “Claro que temos trabalhado dia a dia para sermos o rosto social do Sistema no Estado, e  seguiremos assim, mas só podemos obter êxito com o apoio de nossas Singulares, que têm demonstrado muito comprometimento e disposição”, comemora. Segundo ele, um trabalho focado no tripé da sustentabilidade (eixos econômico, social e ambiental) e no atendimento a um cliente cada vez mais exigente, fortalece a reputação institucional. “Não basta, como Unimeds, oferecermos apenas eficiência de serviços, é preciso  umanização no atendimento, e esse é nosso grande diferencial”, conclui. As cooperativas têm autonomia para seguir com seus projetos locais, em conjunto com a matriz, a partir da avaliação de cenário e possibilidades, sempre respeitando a Política de Investimento Social Privado, documento que foi criado pelo Instituto, em conjunto com o Comitê Estadual de Sustentabilidade, para garantir a uniformidade das ações no Estado.

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DE SER UMA FILIAL/OSCIP:

  • Após o registro, a Filial já passa a ter essa qualificação do 3º setor e pode captar recursos de editais dos ministérios de Cultura, Educação, Esporte, para execução dos projetos.
  • O Sistema Unimed pode ser reconhecido, como um todo por uma causa social, uma vez que há a possibilidade de macro projetos em nível estadual. Com a criação da filial, o cooperado poderá destinar parte do seu Importo de Renda para os projetos que ele quiser, investindo na sua comunidade.  POR URSULA SCHILLING

Digite a busca desejada e tecle [enter]