Responsável por articular as ações de responsabilidade social do Sistema Unimed, Instituto completou 12 anos no dia 14 de abril

Com a abertura de duas novas filiais – Vale do Caí, com sede em Montenegro; e Região da Campanha, Bagé –, o Instituto Unimed/RS, associação com certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP Federal) e mantida pela Unimed Federação/RS, segue expandindo sua atuação no território gaúcho. Agora, são dez as Unimed Singulares que já contam a presença do Instituto.
Embora os motivos para a adesão sejam variados, há, pelo menos, um denominador comum: o desejo de disseminar ações voltadas à Responsabilidade Social.

Foi este elemento que motivou a abertura da primeira filial em Erechim, no Norte do Estado, em outubro de 2016. Conforme o diretor administrativo do Instituto Unimed RS, Alcides Mandelli Stumpf – que à época presidia a cooperativa erechinense – o Selo do Instituto reforça o compromisso social, cultural e ambiental das Singulares do Sistema, além de permitir a abertura de novas portas para captação de recursos capazes de viabilizar projetos de interesse das comunidades.

Em Erechim, por exemplo, mais de uma dezena de ações já foram lideradas pelo Instituto, com destaque para o Projeto Semeando Sonhos, de prevenção à gravidez na Adolescência, e o Escalando para o Futuro, que trabalha os valores do esporte com meninas em situação de vulnerabilidade social, a partir de premissas que levam em conta cidadania, autoestima e respeito.
Na Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, em Lajeado, o programa Viver Bem na Escola é um dos carros chefes junto à comunidade. Desde 2007, foram beneficiadas 3.280 pessoas, entre estudantes, educadores e pais. Conforme o presidente da cooperativa, Aldo Pricladnitzki, o programa complementa o tema transversal da sexualidade e drogadição, trabalhados em sala de aula. “Contamos com a condução de uma equipe técnica, formada por médicos cooperados e uma psicóloga, que provoca discussões responsáveis por impactar o cotidiano dos jovens, estimulando o pensar nos projetos de vida saudáveis”, afirma.

Já em Uruguaiana, o presidente Lourival Araújo Gonçalves sinaliza que um dos esforços do Instituto é fortalecer o Projeto Leãozinho, pelo qual busca-se sensibilizar cooperados, colaboradores e a comunidade do município para que destine o Imposto de Renda Pessoa Física a entidades assistenciais locais. A filial também aderiu à ação da Unimed do Brasil ‘Eu Ajudo na Lata’.

Expectativas

Entre as novas filiais do Instituto, a Unimed Vale do Caí, com sede em Montenegro, destaca que a medida deve fortalecer e chancelar os projetos sociais desenvolvidos. Conforme o presidente Everton Machado Bochi, a estruturação de novas propostas e a ampliação das equipes em ações de responsabilidade social também estão no radar.

Na Unimed Região da Campanha, sediada em Bagé, o presidente Michel Mansur Kaé observa que o apoio do Instituto RS será vital para colocar em prática ações de caráter socioambiental. ‘Com a disponibilidade e parceria da Federação, certamente faremos avançar projetos importantes que estão sendo gestados em âmbito local’, pontua o dirigente.


Conheça as Filiais do Instituto Unimed RS

– Erechim;

– Uruguaiana;

– Nordeste (Caxias do Sul);

– Região da Fronteira (Santa do Livramento);

– Noroeste (Ijuí);

– Litoral Sul (Rio Grande);

– Vale do Taquari e Rio Pardo (Lajeado);

– Pelotas;

– Vale do Caí (Montenegro);

– Região da Campanha (Bagé).

* Há outras Singulares que já entraram em contato com o Instituto a fim de encaminhar o início dos trabalhos, o que deve ocorrer ao longo de 2019.


‘O Instituto Unimed/RS, sob orientação de seu presidente, Nilson Luiz May, trabalha ativamente na constituição das filiais do Rio Grande do Sul com o objetivo de instrumentalizar e potencializar iniciativas de responsabilidade socioambiental nas comunidades onde as Unimeds estão inseridas, além de zelar pela reputação da marca e o risco reputacional do Sistema’. Alcides Mandelli Stumpf, diretor administrativo do Instituto Unimed/RS.


Realizações

Entre os projetos liderados pelo Instituto Unimed/RS, com alcance estadual e repercussão nacional, estão: a coordenação e realização do Forum Instituto Unimed/RS, que chega à 10ª edição em maio de 2019; o Programa de Voluntariado Doador Fiel (que estimula a doação de sangue); a publicação da Revista Pensar; aproximação entre a Federação Unimed/RS e a Fundação Theatro São Pedro, permitindo a conclusão do Teatro Oficina (um dos espaços do Multipalco que estão em construção), que levará a assinatura Unimed; além de ações sociais, ambientais, esportivas e culturais de diferentes dimensões, em conjunto com as filiais e parceiros.

Saiba mais:

– O Instituto Unimed/RS, fundado em 14 de abril de 2007, é presidido pelo presidente do Sistema Cooperativa Empresarial Unimed/RS, Nilson Luiz May.

– Cabe ao Instituto/RS propor projetos em nível estadual e assessorar as filiadas no desenvolvimento da gestão de responsabilidade socioambiental. A entidade também tem como propósito consolidar o papel socialmente responsável do Sistema, realizando e/ou apoiando ações e projetos nas áreas cultural, social, educacional e de pesquisa, no campo da saúde, com foco no desenvolvimento e na melho¬ria da qualidade de vida dos diversos públicos de relacionamento das cooperativas.

– Por meio do Instituto Unimed/RS, as Unimeds podem realizar ações de responsabilidade socioambiental, buscar incentivos fiscais, estabelecer parcerias, tendo como norte as diretrizes do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS e da Unimed do Brasil.

Digite a busca desejada e tecle [enter]